Psicóloga Daniele Teruel

Terapia EMDR

Terapia EMDR

A Terapia EMDR, Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma nova  abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.

Terapia EMDR

A Terapia EMDR foi descoberta pela cientista americana Francine Shapiro no final da década de 80 e aprovada  pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como assaltos, estupros e catástrofes.

Atualmente estudos científicos  e a experiência clínica apontam resultados positivos para outros transtornos como ansiedade, dor crônica, luto, dependência química, depressão,  transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.

O EMDR tem em vista identificar o trauma, entender como ele está afetando a vida do indivíduo e ultrapassá-lo. Isto ocorre porque estimula o cérebro a processar as memórias perturbadoras, fazendo uma “reciclagem” das imagens, emoções, sensações corporais e crenças negativas associadas às mesmas, ou seja, é uma terapia de reprocessamento.  O passado fica no passado e a lembrança passa a não desencadear o mal-estar que despertava antes. Livre do que aprisionava no passado, o cliente consegue a força e o positivismo necessários para seguir.

Como funciona a Terapia EMDR?

Basicamente, o EMDR ajuda o cérebro a “digerir” as memórias perturbadoras através de estímulos bilaterais que podem ser visuais, táteis ou auditivos, como, por exemplo, observar uma barra onde um ponto de luz se move ou os dedos do terapeuta movendo de um lado para outro,  ouvir sons bilaterais com fones de ouvidos ou receber toques alternados nas mãos ou joelhos. Estes estímulos promovem uma comunicação entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. É o mesmo que ocorre quando sonhamos. No sono REM, estágio do sono em que ocorrem os sonhos, os olhos se movem de um lado para o outro. É durante o sonho que o  cérebro processa os acontecimentos e às emoções do dia, levando a compreensão e registro de informações. Porém, quando eventos perturbadores são associados a emoções muito intensas, o cérebro pode nem sempre conseguir processar efetivamente e as imagens do evento, associadas às emoções, pensamentos e sensações corporais, ficam congeladas em redes de memórias no hemisfério direito do cérebro.

Na   terapia EMDR, o terapeuta aplica os estímulos bilaterais, conduz o cliente ajudando-o a lembrar de uma experiência traumática, guiando-o para que seu  cérebro reprocesse o trauma e o deixe no passado

Você pode estar fazendo seu agendamento agora.
"O caminho mais distante é entre a mente e o coração."
Bert Hellinger

Depoimentos

Cuidar da saude mental faz bem

Escanear o código